sexta-feira, 25 de junho de 2010

noSQL - Bancos de dados não convencionais

Há algum tempo vejo alguns amigos comentando casos de sucesso utilizando certos tipos de banco de dados não convencionais. Alguns desses bancos de dados não são baseados em SQL - por esse motivo costumam ser chamados de noSQL - e nem obedecem à Primeira Forma Normal. Tais casos de sucesso referem-se especificamente a um projeto da Apache chamado CouchDB.

Hoje me deparei com essa notícia "Nova classe de banco de dados emerge" no IT Web, o que mostra o aumento da popularidade de tais sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs).

No caso do CouchDB, por exemplo, ele já possui nativamente uma API RESTful baseada em JSON para manipulação das bases de dados, além de funcionalidades de replicação e distribuição.

Trata-se de um paradigma bastante diferente dos bancos de dados que estamos acostumados a trabalhar, ou seja, sem utilizar SQL e sem complicados clientes e drivers. Para comprovar isso basta escolher a sua linguagem de programação nesses exemplos de utilização do CouchDB. São exemplos básicos mas que transmitem um pouco a idéia de funcionamento de um banco noSQL.

Já existe até encontros de usuários noSQL. No começo desse ano aconteceu um deles em São Paulo que abordou diferentes aspectos e implementações desse tipo de sistemas gerenciadores de banco de dados.

Vale acompanhar mais de perto a evolução dessa tendência tecnológica e especialmente os benefícios que tal paradigma pode trazer para aplicações da indústria de mídia.

Até a próxima!

Um comentário: